Uma premiação criada pela organização global T4 Education, com apoio da Fundação Lemann, Accenture e American Express, selecionou quatro escolas públicas brasileiras para serem finalistas do "Prêmio Melhores Escolas do Mundo 2024" (World's Best School Prizes, no nome original, em inglês).
Os colégios escolhidos irão disputar o prêmio de US$ 50.000 (equivalente a R$ 250.000), que será dividido entre os vencedores. As categorias do prêmio são:
Colaboração Comunitária;
Ação Ambiental;
Inovação;
Superação de Adversidade e Apoio a Vidas Saudáveis.
O que é o prêmio Melhores Escolas do Mundo 2024?
O objetivo do prêmio é reconhecer iniciativas educacionais que transformam a vida dos estudantes de forma criativa, gerando benefícios para determinada região. Os resultados dos finalistas da edição de 2024 foram divulgados nesta quinta-feira (13 de junho).
Ao todo, foram 10 finalistas em cada categoria da premiação, incluindo instituições públicas e privadas de ensino. Sem dúvidas, esse reconhecimento mostra a importância de ações pedagógicas diferenciadas. Além disso, gera orgulho para os professores e para os alunos das instituições.
O ensino público no Brasil ainda apresenta uma série de falhas e lacunas que podem ser melhoradas com uma gestão escolar de excelência. No entanto, isso não tira o mérito das escolas que se empenham em vencer os desafios e contribuir para um ensino de qualidade.
Veja também: + Confira as melhores escolas do Brasil 2023
No mês de setembro, haverá mais uma etapa classificatória do prêmio, que resultará na escolha de apenas três escolas por categoria. O resultado final da premiação sairá em novembro de 2024, após uma criteriosa seleção envolvendo educadores, acadêmicos, ONGs, empreendedores sociais e representantes do governo, da sociedade civil e do setor privado.
No ano passado, a escola do ensino médio Joaquim Bastos Gonçalves, localizada na cidade de Carnaubal, no Ceará, foi a vencedora do prêmio “Melhores Escolas do Mundo 2023”, com um projeto voltado à saúde mental dos alunos. Batizada de “Adote um Estudante”, a ideia surgiu após o retorno das aulas presenciais no período pós-pandemia. Na época, muitos professores perceberam mudanças no comportamento dos alunos, como ansiedade, baixa autoestima e outras fragilidades emocionais, ocasionadas pelos impactos do isolamento social.
Estamos todos na expectativa para saber 'Qual a melhor escola do mundo!’. Boa sorte a todas as instituições selecionadas!
Quais são as escolas brasileiras participantes do prêmio Melhor Escola do Mundo?
Quatro escolas públicas brasileiras se classificaram para ser a Melhor Escola do Mundo. Veja a seguir quais são elas:
1) Escola Estadual de Ensino Médio Professora Maria das Graças Escócio Cerqueira
Localizada em Itaituba (PA) , a escola, fundada em 2004, educa os alunos como guardiões ambientais da Amazônia. Eles aprendem a proteger a biodiversidade da região e a implementar ações de reflorestamento. No projeto "Projeto Semente do Ipê Amarelo", por exemplo, coletam sementes e plantam árvores em regiões desmatadas.
Veja também: + Encontre as melhores escolas particulares de Itaituba (PA)
A Escola Estadual de Ensino Médio Professora Maria das Graças Escócio Cerqueira é finalista na Categoria "Ação Ambiental".
2) Núcleo de Ensino da Unidade de Internação de Santa Maria
Esse núcleo fica localizado em uma unidade de internação socioeducativa do Distrito Federal e implementou um projeto baseado na música para educar 150 meninos e lidar com "seus desafios socioeconômicos e necessidades intelectuais específicas".
Veja também: + Encontre as melhores escolas particulares de Brasília (DF)
Chamado de RAP (sigla para Ressocialização, Autonomia e Protagonismo), o programa integra ritmo e poesia às aulas, ensinando noções de trabalho em equipe e de respeito. Há também debates sobre cinema e festivais de hip hop. Segundo o colégio, essas iniciativas melhoraram os índices de alfabetização e as interações sociais entre os alunos.
O Núcleo de Ensino da Unidade de Internação de Santa Maria se classificou na Categoria "Superação de Adversidades".
3) Colégio Militar de Manaus
O grande feito do colégio, localizado em Manaus (AM), foi conseguir superar desafios geográficos e logísticos para levar educação a áreas remotas do mundo inteiro, onde moram filhos de militares. Por meio de um programa de ensino à distância, o projeto busca estimular o pensamento crítico e o empreendedorismo sustentável.
Veja também: + Encontre as melhores escolas de Manaus (AM)
Fundada em 1972, a instituição, no prêmio Melhor Escola do Mundo, está concorrendo na Categoria "Inovação".
4) Escola Estadual Deputado Pedro Costa
Criada há mais de 70 anos, a escola foi pioneira na implementação de programas de xadrez, atletismo e ginástica artística, afirma a T4. O foco vai além de promover excelência acadêmica. A iniciativa busca também promover o desenvolvimento pessoal e a integração de seus alunos. Toda a comunidade escolar é envolvida nos projetos. Os familiares podem participar dos eventos e dos workshops.
Localizada na zona leste de São Paulo, a Escola Estadual Deputado Pedro Costa está concorrendo na Categoria "Colaboração Comunitária".
Veja também: + Quais são as Melhores Escolas Particulares de SP.